
Naturopatia
“A Naturopatia não é apenas uma terapia, mas antes uma filosofia de vida.”
A Naturopatia pode ser entendida como um método, um conjunto de terapias naturais, que visa tratar o indivíduo em sua totalidade, considerando que este é composto não somente de um corpo físico, mas também de mente, emoções e espírito. Por meio de diversas terapias que compõem esse método, é possível tratar doenças e preveni-las, alcançando assim um maior bem-estar.
Manter nosso corpo, mente e espírito em harmonia pode não ser tarefa fácil. Contudo, ao recorrermos a recursos naturais, como ervas medicinais, terapias de cunho energético, práticas de respiração e meditação, é possível promovermos uma vida mais saudável e feliz.
Princípios da Naturopatia
-
O poder da cura natural (VIS MEDICATRIX NATURAE): O organismo tem capacidade própria para identificar e remover o que impede sua recuperação;
-
Antes de tudo, não causar dano (PRIMUN NON NOCERE): Pelo uso de recursos naturais, evitar a supressão dos sintomas além do poder de autocura de cada organismo humano;
-
Tratar a pessoa de forma integral (TOLLE TOTUM): Tratar o ser individualizado e considerar fatores psíquicos, emocionais, culturais, ambientais, espirituais entre outros;
-
Tratar as causas e não os sintomas (TOLLE CAUSUM): Todas as doenças tem causa(s) e para que a pessoa se recupere completamente é necessário identificar e remover a(s) causa(s) subjacente(s) que podem ser de origem diversas (física, emocional, mental, energética, etc);
-
Ensinar (DOCERE): O Naturopata compartilha conhecimentos para que as pessoas tratadas tenham autonomia sobre sua própria saúde, além de motivar o autoconhecimento;
-
Prevenção (PREVENIRE) da doença ao afastar o indivíduo dos fatores de risco e suscetibilidade.
Técnicas Integrativas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula o uso da Medicina Tradicional e Complementar nos sistemas de saúde de forma integrada a medicina ocidental. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) institucionaliza a prática de diversas terapias naturais no SUS.
As técnicas que compõem a Naturopatia também são conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICs). As técnicas são escolhidas de acordo com as necessidades de cada pessoa, respeitando seu momento, sua sensibilidade e seus objetivos. Entre as práticas que podem compor o processo terapêutico, estão:
-
Cromoterapia
-
Meditação
-
Aromaterapia
-
Cristaloterapia
-
Fitoterapia
-
Radiestesia e Radiônica
-
Florais de Bach
-
Auriculoterapia
Essas técnicas não são utilizadas de forma padronizada, mas integradas a um plano de cuidado singular, que valoriza a escuta, o ritmo individual e a responsabilidade no acompanhamento.
Como funcionam as sessões?
No primeiro encontro, realizamos uma avaliação integrativa, com uma escuta atenta e cuidadosa sobre diferentes aspectos da sua vida. São abordados temas como o estado geral de saúde física e emocional, rotina diária, profissão, ritmo de trabalho, hábitos de vida, alimentação, qualidade do sono e relações interpessoais. Essa conversa inicial tem como objetivo compreender o contexto global do interagente, respeitando sua história, suas demandas e o momento atual do seu processo.
Em seguida, o naturopata realiza uma leitura dos campos energéticos, considerando os corpos sutis e os centros energéticos (chacras), como forma de identificar possíveis desarmonias no campo sutil, sempre a partir de uma perspectiva integrativa e complementar.
A partir dessa compreensão, é estruturado um plano de cuidado individualizado, que pode incluir uma ou mais técnicas integrativas, de acordo com as necessidades e objetivos apresentados. Quando indicado, a intervenção já se inicia no próprio primeiro encontro.
Todo o processo é conduzido de forma ética, respeitosa e consciente, entendendo a naturopatia como um recurso complementar de apoio ao equilíbrio, ao autocuidado e ao autoconhecimento, não substituindo tratamentos médicos ou psicológicos.
As sessões são realizadas de forma online, por meio de plataformas como Zoom, Google Meet ou WhatsApp.
A duração média é de aproximadamente 1h, podendo variar conforme a necessidade do encontro.
A frequência (semanal, quinzenal ou mensal) é definida de forma conjunta, de acordo com o objetivo e o momento do interagente.
Para maior aproveitamento das sessões, sugerimos:
-
Utilize fone de ouvido para uma escuta melhor e mais privacidade;
-
Teste a sua webcam, áudio e conexão de internet antes do atendimento;
-
Caso você esteja na companhia de alguém em casa, peça para não haver interrupções.